
Os quatro propósitos do Salmo vinte e três para a igreja
MENSAGEM
TEMA: OS QUATRO PROPÓSITOS DO SALMO 23 PARA A IGREJA
NOME DE DEUS: JEOVÁ RO’I – O SENHOR É O MEU PASTOR
Trilogia. Na Grécia antiga,poema dramático constituído de três tragédias sobre um mesmo tema,para apresentação nos concursos públicos.
· SALMO 22: Sofrimento e Cântico – O SALVADOR: O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo 10.1-18).
· SALMO 23: Pastor e Anfitrião – O PASTOR: O Grande pastor dedica a vida às ovelhas e cuida delas (Hb 13.20,21).
· SALMO 24: Adorando o Rei da Glória – O SOBERANO: O Pastor Supremo volta à glória para recompensar suas ovelhas por seu serviço (1Pe 5.4).
Sem dúvida, este salmo tem uma mensagem para os que estão profundamente entristecidos. [13] Afirmações sobre Deus como pastor no AT. A imagem de Deus como pastor de Israel (Gn 48.15; 49.24; e ao longo das escrituras; Sl 28.9; 80.1; 95.7; 100.3; Is 40.11; 49.10; Jr 31.10; Ez 34.11-15; Mt 10.6; 15.24; Mc 6.34).
[6] Afirmações sobre Jesus como pastor no NT. O messias prometido era visto como um pastor (Ez 34.16,23; Mq 5.4; Zc 13.7; Mt 2.6; 26.3; Mc 14.27; Jo 10).
AS OVELHAS – As ovelhas são animais indefesos que se perdem com facilidade e precisam de cuidados quase constantes.
OS QUATRO PROPÓSITOS DO SALMO 23 PARA NÓS
1. PROPÓSITO NOS PASTOS – SUFICIÊNCIA (Sl 23.1-3). Os nomes de compostos de Jeová no AT. Refletem o conteúdo deste salmo. Encontramos aqui; sete características dos nomes de Deus:
i. “Nada me faltará” – Jeová-Jiré, “O SENHOR Proverá” (Gn 22.14).
ii. “Águas de descanso” – Jeová-Shalom, “O SENHOR é Paz” (Jz 6.24).
iii. “Refrigera-me a alma” – Jeová-Rafá, “O SENHOR que te Sara” (Êx 15.26).
iv. “Veredas de Justiça” – Jeová-Tsidkenu”, “SENHOR Justiça Nossa” (Jr 33.16).
v. “Tu estás comigo” – Jeová-Shamá, “O SENHOR Está Ali” (Ez 48.35).
vi. “Presença dos meus adversários” – Jeová-Nissi, “O SENHOR É Minha Bandeira” (Êx 17.15).
vii. “Unges-me a cabeça” – Jeová-Mekadesh, “O SENHOR Que Santifica” (Lv 20.8).
CARACTERÍSTICAS DA OVELHA
A SUFICIÊNCIA NO PASTO. Porque? Mesmo quando as ovelhas não lhe pertenciam, o pastor as tratava como se fosse dele e deveria prestar conta daquelas que estavam faltando (1Pe 1.18,19). Jesus disse que o Pai as entregou a ele (Jo 17.12).
Jesus é suficiente para todas as necessidades que suas ovelhas possam ter enquanto pastam. Precisam, principalmente, de alimento (capim), de água, de descanso e de um pastor que as conduza. Quando o povo de Deus segue o seu pastor, tem tudo de que precisa e não carece de coisa alguma para viver adequadamente (Sl 37.25; Mt6.33; Fp 4.19).
O DESCANSO
· As ovelhas não se deitam quando estão famintas e não bebem água de riachos com correntezas fortes. Às vezes, o pastor cria uma represa temporária num córrego para que as ovelhas possam saciar sua cede. No versículo 2, pode-se ler: “leva-me para junto das águas aquietadas”. No céu, nosso Pastor nos conduzirá a fonte de águas vivas (Ap 7.17).
· O termo traduzido por “levar”, no versículo 2, significa “conduzir gentilmente”. As ovelhas não podem ser empurradas. Elas ouvem a voz do pastor e o seguem.
· Se uma ovelha se perde, o pastor deixa o rebanho sob os cuidados de seus ajudantes e vai procurá-la (Mt 9.36; 18.12-14; Lc 15.3-7).
· O termo “veredas”, no versículo 3, quer dizer “caminhos percorridos com freqüência, trilhas”. Quando as ovelhas começam a explorar caminhos novos e empolgantes, acabam se metendo em apuros. “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas” (Hb 13.9).
2. PROPÓSITO NO VALE – SERENIDADE (Sl 23.4)
VALE DA SOMBRA DA MORTE. Este é o versículo central do salmo, e o pronome pessoal muda de ele para tu. Davi não está falando sobre o pastor, mas sim com ele. No vale escuro não vai adiante de nós, mas sim ao nosso lado, nos guiando e aquietando nossos medos. “O vale da sombra da morte” representa qualquer experiência difícil em nossa vida que nos enche de temor inclusive a morte.
VARA E CAJADO. No final do dia, o pastor fazia as ovelhas passarem, uma por uma, debaixo do cajado para que pudesse contá-las e examiná-las (Lv 27.32). O rebanho sossegava com a presença do pastor, preparado para qualquer emergência. As ovelhas de Deus têm “paz com Deus” (Rm 5.1).
3. PROPÓSITO NO APRISCO – CERTEZA (Sl 23.5)
CARACTERÍSTICAS DO PASTOR
PREPARAS UMA MESA. A palavra “mesa” aqui, não é um móvel, pois o termo significa simplesmente “algo escondido, espalhado”. Lugares planos numa região montanhosa podem ser chamados de “mesa”, e, por vezes, o pastor parava com seu rebanho num desses locais e deixava que as ovelhas se alimentassem e descansassem ali antes de prosseguir para o aprisco (Sl 78.19). Depois de cada dia difícil de trabalho, o objetivo do pastor era:
· Levar o rebanho em segurança de volta para o aprisco, onde as ovelhas cansadas poderiam repousar protegidas durante a noite.
· No aprisco, o pastor colocava comida em cochos, pois as ovelhas se deitam e descansam depois de comer.
· Enquanto dormiam, eram protegidas por um muro de pedra que as cercava, e o próprio pastor se deitava na abertura e servia de porta (Jo 10.7-9).
· Durante a noite, ladrões ou animais perigosos poderiam aproximar-se do aprisco, mas não tinham como chegar até as ovelhas (isto é: Romanos 8. 31-39).
UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO. Enquanto as ovelhas entravam no aprisco, o pastor as examinava para se certificar de que nenhuma delas havia se ferido ou adoecido por ter ingerido alguma planta venenosa.
· Se necessário, aplicava um ungüento nas ovelhas feridas e, para as que estavam sedentas oferecia água num cálice com duas asas.
· Também colocava óleo na cabeça e nos chifres das ovelhas para afastar as moscas e outros insetos. As ovelhas sabiam que estavam seguras e que podiam dormir tranqüilas.
4. PROPÓSITO NA CASA DO PAI – ETERNIDADE (Sl 23.6)
Todas as noites quando se deitava na entrada do aprisco, o pastor se lembrava do que havia acontecido ao longo do dia e dava graças ao Senhor por tê-lo abençoado com bondade e misericórdia. Davi sabia que habitaria no céu – a casa do Pai – para sempre (Jo 14.1-6).
Na antiga aliança, as ovelhas morriam pelo pastor, mas na nova aliança, foi o Pastor quem morreu pelas ovelhas – e nos encontraremos com o nosso Pastor no céu!
“Pois o cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. e Deus limpará de seus olhos toda lágrima” (Ap 7.17).