As quatro marcas da cruz

 

 

 

MENSAGEM

TEMA:  AS QUATRO MARCAS DA CRUZ (JO 19.25-30)

          Os discípulos tinham abandonado o seu mestre (16.32; 18.8), com exceção de Pedro e João, durante a ausência perante o sumo sacerdote (18.15), e João na cruz (26). Mas havia um grupo de mulheres fiéis e amorosas que estavam junto à cruz de Jesus (25). Eram quatro: sua mãe: Maria; a irmã de sua mãe, que se acredita ser Salomé, mulher de Zebedeu, portanto a mãe de Tiago e João [14]; Maria, a mulher de Clopas, e Maria madalena.

AS PRIMEIRAS PALAVRAS QUE JESUS DISSE NA CRUZ

·        A primeira marca – foram dirigidas a sua mãe e ao discípulo a quem ele amava e estava presente: Mulher, eis aí o teu filho [ a marca da reconciliação].

·        A segunda marca – sua oração para Deus perdoar aqueles que o tinham crucificado (Lc 23.34). Ele havia feito promessas e dado esperança a um ladrão penitente a beira da morte (Lc 23.43 Senhor lembra-te de mim... hoje estarás comigo no paraíso) isto é: [ a marca do sofrimento sem o perdão está cancelada].

·        A terceira marca – está consumado (tetelestai). E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (pneuma, “o seu espírito”, 30). “Todas as frases neste versículo enfatizam a voluntariedade do seu sacrifício”. O verbo tetelestai, significa “tornar completo, no sentido de um objetivo determinado”, estar no tempo perfeito, fornece dupla ênfase à idéia da realização completa. [ a marca da vitótia]. “Tetelestai não é um grito de alívio de que tudo terminou; mas um grito de vitória” (cf. Mt 27.50; Mc 15.37).

·        A rendição do espírito – não te faz lembrar de (Eclesiastes 12.7; E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu). Jesus subiu completo e o nosso processo por etapa; espírito, alma e corpo, mas, se a trombeta tocar hoje; subiremos completos também. Oh glória. Quarta e última marca; [a marca da rendição].