
Resumo
A ANIQUILAÇÃO DO IMPÉRIO DA MORTE
Porque o império da morte? Porque toda pessoa, salva ou perdida que morre fisicamente, enquanto espera pela vinda de Jesus terá que descer a sepultura e não há como escapar. A morte é uma inimiga do homem, acerca disso não pode haver nenhuma dúvida, posto que o último inimigo a ser destruído será a morte (Ap 21.4; 1Co 15.26), por causa disso é que damos o nome “o império da morte”, porque? Porque ainda pó um momento reina. Separado pelo maldito curso do pecado (Gn 4.7b). Ela só não tem poder sobre os salvos. A medida que o pecado se multiplica a vida vai se encurtando, e o meio ambiente vai se poluindo. Mas aqueles que estão em Cristo Jesus nenhuma condenação há (Rm 8.1,2). E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça (Rm 6.18).
Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte,.. Por um homem também veio a graça “favor imerecido”, (Rm 5.12-21). Para que o pecado fosse condenado (Rm 8.3). Visto que nesta ocasião alguém poderá perguntar:
- Haverá para mim vida após a morte?
- Haverá existência após a morte?
- Quando eu tombar aqui nesta vida, o que me esperará no além?
O QUE SERÁ A MORTE?
As escrituras sagradas nos dão a resposta decisiva de uma vida após a morte. Se por um lado estamos esperando pela volta de Jesus Cristo, por outro lado certos acontecimento vão ocorrendo no mundo, e certamente um deles é a morte. A morte é a inimiga do homem, é a mancha mais negra e a mais vergonhosa que existe na face da terra. O sepulcro é o mais deplorável dos escândalos.
Nas escrituras sagradas são mencionadas três tipos de morte e, é necessário saber com total atenção as manifestações dadas a ela, e se há alguma existência após a morte, veja:
- A morte física – É, a separação existente entre o corpo, a alma e o espírito (Gn 3.19; Jo 11.14).
- A morte espiritual – É, a separação entre Deus, a alma e o espírito (Gn 2.17; Ef 2.1).
- A morte eterna, ou chamada de segunda morte – É, o sofrimento final do corpo, novamente unindo à alma e o espírito, no caso do pecador não regenerado, ficando completamente separado de Deus e dos redimidos por toda a eternidade (Ap 20.13-15; Mt 10.28; 25.41-46).
O ESTADO INTERMEDIÁRIO
Esse é o estado em que a alma está incompleta. A alegria completa dos salvos e a miséria total e absoluta dos perdidos, começará após a ressurreição do corpo, e o julgamento final. Muitos dizem que as almas dos ímpios dormem! Ao que retrata a bíblia sobre dormir, se refere, ao corpo, e não a alma, porque a alma é a parte mortal do homem – alma não dorme. Existe biblicamente falando quatro, designação para a palavra alma na bíblia observe:
- Alma – Como função da vida, que é o sangue (Lv 17.11; Dt 12.23).
- Alma – Como sentimento do homem, Jesus disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte (Mt 26.38).
- Alma – Também como individuo, pois o apóstolo Paulo disse: Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores (a ARA diz: autoridades superiores); porque não há potestade (autoridade) que não venha de Deus; e as potestades (autoridades) que há foram ordenadas por Deus (Rm 13.1).
- Alma – Como parte mortal do homem, Jesus disse: E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo (Mt 10.28). Morte com expressão de dormir, refere-se ao corpo e não a alma.
Conselho: Querido leitor, aceite a Jesus como teu salvador pessoal e o confesse ainda hoje, e assim, escaparás desse inimigo, chamado morte. Que Deus te abençoe. Amém.
A criatividade deste folheto é do pastor: ISAIAS ROSENDO DA SILVA. Presidente da Igreja Pentecostal Monte Sinai – Ministério da Restauração.