
4 tipos diferentes de solo
MENSAGEM
TEMA: QUATRO TIPOS DIFERENTES DE SOLO [Mt 13.1-9].
Parábola – Esta palavra vem do grego parabole, que significa algo “lançado de lado”.
Jesus é mestre da parábola porque Ele é mestre da vida. Somente aquele que conhecia a vida perfeitamente poderia interpretá-la completamente. Uma parábola tem sido definida como “uma historia terrena com um significado celestial.
A afirmação da parábola – é a comparação de quatro tipos diferente de solo – ao pé do caminho (4), pedregais (5), entre espinhos (7), e em boa terra (8). Jesus concluiu a história com uma admoestação: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça (9). A disposição para ouvir é o preço do aprendizado.
Quem tem ouvidos... que ouça (Mc 4.15), ouvir com o coração, no antigo pensamento hebraico, referia-se ao lugar da inteligência. Esta citação de Jesus tem á ver com outras passagens do A.T., neste versículo Jesus apresenta um segundo impedimento ao conhecimento espiritual. Nos (v.v.11 e 12), Ele disse que o entendimento e o conhecimento espiritual são limitados pela ignorância, pela qual o homem não é responsável. Aqui Ele declara que também há uma ignorância intencional da verdade do evangelho – fechou os olhos.
A explicação da parábola (13.18-23). Jesus descreveu quatro tipos de ouvinte do evangelho.
1. Ao pé do caminho (19), seus corações impassíveis – que se tornaram assim pela indiferença ou pelas pressões da vida – não recebem realmente a verdade, e o maligno arrebata a semente que fica na superfície da terra. O que quer que seja mantido na superfície da vida será arrebatado.
2. Pedregais (20), ou em solo pedregoso. Seus corações superficiais – a superficialidade em arte herdada, em parte adquirida – respondem com um entusiasmo emocional, mas falham em firmar suas raízes em profundo arrependimento. Assim, vivem “vidas fracas”. Quando a angustia e a perseguição (21) os atingem, definham e morrem. Eles se ofendem (skandalizetai) – tropeçam, ou se perdem.
3. Entre espinhos (22). Eles recebem a mensagem, e são salvos. Mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra. Estas duas coisas ameaçam a vida espiritual de cada cristão e causam a morte espiritual de muitos. Estes são os corações estrangulados, cujas vidas se tornam sobrecarregadas de muitas coisas, até que a consciência em relação a Deus é completamente sufocada.
4. Boa terra (23). Estes não só ouvem a palavra, mas também a entendem. Eles produzem frutos, mas em vários graus. O desafio de cada cristão é produzir “mais frutos” e “muitos frutos” (Jo 15.2,5).
FINALIZAÇÃO
Quatro solos como sugerindo. “Um quarteto dos corações humanos”:
1) O coração Impassível.
2) O coração Superficial.
3) O coração Estrangulado.
4) O coração Firme.